O curso superior de Licenciatura em Artes Visuais capacita o profissional para lecionar no ensino fundamental e médio, além disso poderá ensinar em cursos de nicho como oficinas e cursos livres, a partir do entendimento das técnicas e conceitos de fotografia, moda, artes plásticas, entre outros. Além disso, ele poderá atuar no campo de pesquisa, arte contemporânea e multimeios.
–Autonomia na aprendizagem: o curso de Administração valoriza o senso crítico e investigativo, buscando incorporar a pesquisa científica no exercício profissional e estimular formas autônomas de aprender. Propicia aos alunos oportunidades para a identificação e análise de problemas, a sistematização de conhecimentos e a busca de soluções alternativas.
• Atitude empreendedora: incentivo à vivência em ambientes profissionais e situações de trabalho, estímulo do desenvolvimento da atitude empreendedora de cada indivíduo, entendida como a capacidade de idealizar e promover transformações organizacionais ou sociais.
• Visão Sistêmica Organizacional: durante o transcorrer do curso, o aluno vivenciará, por meio dos projetos integradores, situações que lhe mostrarão a importância do trabalho em equipe, e como as redes de relacionamentos contribuirão para o crescimento profissional e pessoal de cada indivíduo e da organização como um todo.
Disciplinas
Ao término do curso, você estará apto para atuar como artista autônomo, coordenar produções artísticas, organizar exposições de arte, idealizar projetos de cenografia e ensinar linguagens artísticas.
O licenciado pode seguir a carreira de artista plástico, lidando com desenho, pintura, escultura, gravura ou arte digital, lecionar para o ensino fundamental e médio, além de cursos livres em instituições privadas. Outra possibilidade é dedicar-se ao mercado de artes, sendo dono de uma galeria ou trabalhando nela, atuando como curador de exposições, comprando ou vendendo arte e organizando projetos e exposições em museus.
Em 2015, o mercado de Artes Visuais do Brasil atingiu números como:
16.005 empregados na área de patrimônio e artes. Além de trabalhar em escolas do Ensino fundamental e médio, o profissional pode atuar como arte-educador em centros culturais, fundações, ateliês e diferentes espaços, onde é necessária a formação pedagógica.
O campo de trabalho é amplo e quem se forma em Artes Visuais pode trabalhar nas seguintes áreas:
Indústria têxtil – criação de novas estampas e renovação da linha de produtos, entre outras atividades.
Eventos Culturais – seleção e classificação das obras de uma exposição ou evento cultural.
Restauração – nesta profissão, o objetivo principal é devolver as características originais de objetos de arte antigos ou deteriorados.
Multimídia – elaboração de vinhetas, desenhos animados ou ilustrações para emissoras de TV, sites ou qualquer forma de exibição pública.Docência– os formados em licenciatura podem ser professores no ensino básico (fundamental e médio) em escolas públicas ou privadas. Também é possível lecionar em cursos livres para todas as faixas etárias.
O profissional de Artes Visuais tem como ponto específico a percepção visual, levando em consideração o sonoro e o verbal. Com aquisição de conhecimentos específicos, espera-se que ele seja um multiplicador da sensibilidade artística, atuando também como pesquisador, além de ser capaz de formar outros artistas.
Preencha o formulário e solicite o contato de nossos consultores educacionais.