O curso de Gastronomia da FAEP tem por objetivo contribuir para a preparação de novos profissionais e atender a demanda do mercado regional, rimando pela construção dos conhecimentos em todos os segmentos da Gastronomia. O profissional é preparado, não só para cozinhar, mas também para entender os aspectos mais amplos da relação humana com os alimentos e para travar diálogos interdisciplinares com diferentes profissionais.
As aulas práticas são 100% presenciais em nossas cozinhas, que são equipadas com os utensílios necessários para o desempenho total do ensino aprendizado, e logo no primeiro dia de aula, você já começa a praticar as técnicas gastronômicas.
A FAEP forma profissionais para atuarem como chefs em restaurantes no Brasil e no mundo. Com esta formação, nossos alunos saem preparados para lidar com responsabilidades que vão muito além do glamour em torno dos astros gastronômicos da atualidade.
O curso de Gastronomia tem duração mínima de 2 anos. Nossas aulas proporcionam ensinamentos não só sobre a arte de cozinhar. Também são mostradas as etapas que envolvem o ofício da gastronomia. Nossos alunos também têm contato com temas como segurança alimentar e gestão de funcionários. Eles também ganham conhecimentos gerenciais para lidar com as finanças de um restaurante.
• Os cursos Tecnológicos na FAEP, também oferecem certificação intermediaria a nossos alunos no final de cada semestre.
1° Semestre – Bases de cozinha profissional e nutrição.
2° Semestre – Gastronomia com ênfase em cardápio e diversos.
3° Semestre – Cozinheiro Profissional.
4° Semestre – Diploma de Tecnólogo em Gastronomia
Disciplinas
O mercado de trabalho para gastronomia tem adquirido popularidade por diversas frentes, mas acima de tudo graças à necessidade que todos têm de alimentar. A alimentação é um dos maiores consumos da sociedade, um segmento amplo e com inúmeras possibilidades de atuação.
Segundo a Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel), nos últimos cinco anos o mercado de gastronomia cresceu 10%. A vantagem do setor de alimentação é que, mesmo em tempos de economia incerta, seu consumo por parte da população se mantém estável ou apresenta queda pouco significativa. Com isso, o gastrólogo está se inserindo em novas atuações no mercado de trabalho. Hoje, o chef de cozinha não precisa estar limitado a elaborar pratos, planejar um cardápio ou comandar uma equipe. Agora podem prestar consultoria técnica para aberturas restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos. Ele pode propor alterações no layout da cozinha e até mudanças de cardápio e fornecedores.
Os gastrólogos são inseridos também em panificações e confeitarias, atuando como um chef pâtissier.
Para ingresso na graduação, o candidato deverá ter concluído o ensino médio até a data do início do curso, tendo que apresentar, obrigatoriamente o diploma e histórico desta etapa da educação básica para iniciar a educação superior.
Preencha o formulário e solicite o contato de nossos consultores educacionais.