Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/faepdigital.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Integração família-escola é fundamental para o retorno às aulas – FAEP

Integração família-escola é fundamental para o retorno às aulas

Pedagoga Ana Maria Gentil aponta como pais e responsáveis possibilitam a aprendizagem de crianças e adolescentes nos diferentes ambientes em interlocução permanente com a escola

Agosto é o período em que milhares de crianças e adolescentes se preparam para voltar às aulas. Mas como tornar esse processo mais tranquilo e prazeroso para todos? A educadora Ana Maria Gentil, professora de Pedagogia da Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), faz algumas observações importantes para repensarmos essa questão.

Ela ressalta que a chave para tornar esse processo educativo está na compreensão da real finalidade da educação. “Não se trata de ‘acostumar’ as crianças e adolescentes à rotina de estudos antes do início das aulas, mas de proporcionar uma aprendizagem significativa que valorize a formação integral, tanto na escola quanto no ambiente familiar”, explica.

A educadora enfatiza que a educação deve estar pautada na interação entre família e escola, trabalhando juntas para proporcionar uma educação integral e rica em experiências. “Não existe uma cisão entre trabalho escolar e lazer; a rotina escolar deve incluir vivências reais, estudos relacionados às diferentes ciências, momentos de convivência, recreação e lazer, de forma planejada”, destaca.

De acordo com a pedagoga, o período de férias não precisa ser um tempo de descanso da escola, mas sim um tempo para a apropriação cultural no ambiente familiar, de forma mais espontânea e vivenciada, no qual a família pode ampliar a curiosidade, a observação e a reflexão sobre a vida e o mundo. “As famílias podem envolver os educandos nas atividades cotidianas, como a confecção de alimentos, os consertos, a observação da natureza, entre outras ações que promovam o conhecimento e a interação”, afirma.

A educadora também sugere que os pais dialoguem com os filhos sobre as aprendizagens realizadas no ambiente doméstico e a importância das atividades escolares. “A integração entre família, escola e comunidade é fundamental para o sucesso da educação. As crianças e adolescentes devem ser incluídos nos planejamentos e na organização das rotinas, tornando-os protagonistas de sua própria aprendizagem”, orienta.

Portanto, é fundamental fortalecer os laços entre família e escola, que devem educar seus filhos e alunos de forma complementar, proporcionando uma educação que promova o pleno desenvolvimento da pessoa e o seu preparo para o exercício da cidadania, como consta na Constituição Federal.

Por Mariana Mascarenhas

Assessora de Imprensa da FAEP